Se você está procurando um revestimento de piso que também é um pedaço do passado, o primeiro passo é entender a linguagem. Isso mesmo: antigo e vintage não são sinônimos no mundo dos tapetes. “Tapetes antigos têm, por definição, mais de 100 anos“, explica Arash Yaraghi, diretor do empório de tapetes finos Safavieh, nos Estados Unidos.
“Incomparáveis em artesanato e arte, eles vêm dos centros de fabricação de tapetes mais renomados do mundo, incluindo Pérsia, Turquia, Marrocos e China.” Essas opções muitas vezes caras são intrincadamente feitas à mão com lã, seda e algodão naturalmente tingidos; quanto mais denso o tecido, melhor a qualidade.
O termo vintage, por outro lado, descreve tapetes com mais de 30 anos; eles são muitas vezes feitos nas mesmas regiões. Eles são tingidos sinteticamente e são mais baratos, diz Joanna Mahserdjian, proprietária e fundadora da Upstate Rug Supply, em Hudson, Nova York.
Veja também:
- Rústico moderno: o melhor guia de design para misturar os estilos no décor
- Azulejo decorado: como usar revestimentos coloridos e desenhados no décor
- Decoração mediterrânea: dicas para aplicar essa super tendência em banheiros e cozinhas
Como distinguir os dois tipos de tapetes?
Se você está tentando identificar um achado em brechó ou mercado de pulgas, aqui estão alguns detalhes a serem observados:
Uma antiguidade será incrivelmente macia ao toque e muito maleável – “se você dobrar para trás um canto ou um lado, ele se moverá sem esforço”, diz Yaraghi. Também será visivelmente mais pesado do que outros tapetes: “Eles são simplesmente mais, e levantar um vai confirmar isso.” Qualquer tipo pode ser de alta qualidade, no entanto, concentre-se em escolher aquele que você achar bonito e que melhor se adapte ao seu cômodo – e se preocupe menos com suas origens ou idade.
Veja também:
- Juta e sisal: 5 etapas para escolher o melhor tapete de fibra natural para sua casa
- A única regra que você precisa saber para acertar no tamanho do tapete da sala de estar
- Tapete estampado: dicas de expert para usar a peça com estilo e sofisticação
No entanto, há algumas coisas que você deve manter em mente em sua pesquisa: escala e tamanho. Ao comprar tapetes desse tipo, saiba com antecedência as dimensões do seu espaço e traga sua fita métrica.
Fonte: Martha Stewart
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br